domingo, 31 de julho de 2011

[Eu acho...] Capitão América - O Primeiro Vingador



Para começar, tenho uma crítica. Essa, não ao filme em si, mas a empresa responsável pela exibição do mesmo nos cinemas (nesse caso, Grupo Severiano Ribeiro) na cidade do Rio de Janeiro. Apenas um cinema exibia o filme legendado em todos os horários, ainda assim sem ser 3D. Resumindo, assisti ao filme 3D, mas dublado. Confesso que me surpreendi, pois a dublagem foi boa, mas isso não dá direito ao grupo de não exibir o filme, também legendado, com áudio (e emoção) original. De qualquer forma, vale a pena assistir.

O Filme (SPOILER)

Este filme foi apenas um pontapé inicial para o grande e esperado longa dos Vingadores. Não exibiu nada além do que os fãs já sabiam sobre a história do herói patriota americano com alguns pontos a favor e claro, alguns contras.
A história do franzino Steve Rogers que tem o desejo de defender os Estados Unidos das garras dos tiranos Hitler e Caveira Vermelha é fielmente representada como na HQ. Apesar do filme ser de época, exibe máquinas futurísticas, graças ao intelecto do Dr. Zola e de um cubo doido feito pelos deuses, que é roubado pelo Caveira e usado como “combustível” para alimentar essas máquinas. Isso deu um ar diferente ao clima retrô, sem poder ser chamado de brega.
Vale ressaltar positivamente também a roupa do herói. Produzido por Howard Stark, pai de Tony Stark (Homem de Ferro), o uniforme deixa as características infantis de lado e foca em roupas de guerra, usada por soldados americanos, mas claro, com as cores da bandeira ianque somada a característica estrela no peito (sem falar nas asinhas, que são desenhadas, no capacete. Hehe).
A “morte” de Bucky (para quem não sabe, Bucky Barnes foi o “Robin” do Capitão) foi fraca. Assim como a derrota do Caveira e a “morte” de Steve.
O primeiro, em uma invasão ao trem que transportava o Dr. Zola, ao se proteger do tiro de um vilão com o escudo do Capitão América (Bucky Barnes usando o simbólico escudo lembra alguma coisa? =x) é arremessado pra fora do trem. Depois de ficar pendurado alguns minutos com o Capitão tentando salvá-lo, despenca em um abismo, em um lugar com bastante neve (Ops, também te diz alguma coisa?).
Já o Caveira, depois de uma briga meia-boca com o herói, simplesmente é “abduzido” para, o que eu acredito que seja um dos oito mundos (já visto no filme do Thor), pelo cubo.
Steve morre de forma parecida com a da HQ. Sacrificando-se para salvar os EUA de bombas direcionadas a várias cidades, mas faltou emoção. O herói merecia mais do que jogar o avião no gelo, conversando com sua peguete.

Os Vingadores

Depois dos créditos, vem o teaser do filme “Os Vingadores”. Muito, muito bom, apesar de pequeno. Quer ver? Então não perca tempo e vá ao cinema!

Um comentário:

  1. Ótima resenha! Eu quero ler HQS agora. =D

    Aplausos sonoros para sua crítica ao Grupo Severiano Ribeiro.

    ResponderExcluir